SISTEMA DE VOTAÇÃO

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 28/09/2023 15h09, última modificação 28/09/2023 15h09
IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE VOTAÇÃO ELETRÔNICA NA CÂMARA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM/RN

A Câmara de Ceará-Mirim/RN realizou os últimos testes para a implantação do sistema eletrônico de votação. Os parlamentares participaram de treinamento para operar os equipamentos e simularam todas as situações que podem ocorrer durante uma Sessão.

O principal objetivo do novo sistema é dar mais transparência e segurança ao processo de votação. Antes de votar, os vereadores vão precisar digitar uma senha pessoal e terão um tempo pré-definido para registrar o voto. O resultado final ficará visível tanto para o público presente quanto para o cidadão que assiste às transmissões pelo Youtube e Facebook.

Outros benefícios que a modernização traz são: organização e controle dos tempos das discussões, apartes e justificativas, registro das presenças ou ausências dos vereadores nas votações, transparência no que está em discussão em cada momento da Sessão, além de todas as informações ficarem disponíveis em tempo real no site da Câmara.

“A implamentação do voto eletrônico para modernização da Casa e simplificação do acesso à população, de modo a possibilitar cada vez mais transparência aos nossos munícipes”, endossou o vereador/presidente, Kaio César.

O vereador Marcos Farias parabenizou ao presidente pela iniciativa. “Este é um marco histórico na transparência e modernização da Casa do povo cearamirinense. Trazendo mais eficiência ao trabalho e aproximando o público das decisões dos vereadores. É uma conquista desta Legislatura e dos servidores que viabilizaram esse avanço”.

A modernização faz parte do projeto da Mesa Diretora da Casa para conferir maior transparência e agilidade no processo.

“Potencializar o exercício democrático dos vereadores durante as atividades gera economia de materiais e tempo, além de dinamismo e atratividade, tanto para nós quanto para a população que nos acompanha”, comentou a vereadora Professora Erineide.

Câmara de Vereadores de Ceará-Mirim, trabalhando pelo bem da nossa cidade.