PREOCUPAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE

por cmm — publicado 12/12/2018 16h44, última modificação 12/12/2018 16h44
PRESIDENTE DA CÂMARA, VEREADOR RONALDO VENÂNCIO SOLICITA INFORMAÇÕES SOBRE POSSÍVEIS DESPEJOS DE ESGOTOS NO RIO CEARÁ-MIRIM PELO SAAE

Nos últimos dias, alguns internautas têm postado comentários em redes sociais dando conta de que o Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Ceará-Mirim-SAAE, estaria lançando pontos de lançamento de esgotos sem tratamento sobre as águas do rio Ceará-Mirim.

Se isso estiver acontecendo, o que mais chama a atenção é que o município de Ceará-Mirim possui lagoa de estabilização para estação de tratamento de esgotos.

Preocupado com essa situação, e com a possibilidade de veracidade de tais rumores, o presidente da Câmara Municipal de Ceará-Mirim, vereador Ronaldo Venâncio-PV, apresentou requerimento durante sessão ordinária da Casa realizada nesta terça-feira 4 de dezembro.

No documento, o vereador solicita que seja endereçado ofício à direção do SAAE, pedindo que a autarquia informe à Casa Legislativa, dentro de um prazo de 15 dias, se realmente está ocorrendo tal prática.

O parlamentar também solicita, se em caso afirmativo, informar se o despejo está sendo realizado após tratamento adequado ou não.

O presidente Ronaldo destaca, que por força de Lei Federal, é proibido jogar esgoto sem tratamento em rios e córregos.

“Isso aumenta a quantidade de animais peçonhentos, que acabam indo para residências, polui o curso das águas, sem contar que aumenta os gastos para limpeza dos próprios rios e da preservação ao meio ambiente”, frisa Ronaldo Venâncio.

É sempre bom lembrar que, o lançamento de esgoto sanitário em cursos de água, sem tratamento prévio, ocasiona a possível existência da prática de crime ambiental.

Deus não se atrasa, a gente é que não sabe esperar!