POLÍTICA E CIDADANIA

por cmm — publicado 12/12/2018 17h15, última modificação 12/12/2018 17h15
PARLAMENTO JOVEM DA CÂMARA DE CEARÁ-MIRIM TOMA POSSE NESTA SEGUNDA-FEIRA 10 DE DEZEMBRO

A diplomação e posse dos jovens vereadores da cidade, abre, na próxima segunda-feira, 10 de dezembro, a primeira edição do programa “Parlamento Jovem” da Câmara Municipal de Ceará-Mirim.

Eleitos em setembro passado, os 15 estudantes são alunos do Centro Estadual de Educação Profissional “Ruy Antunes Pereira-CEEP e têm idade entre 16 e 17 anos.

A cerimônia de diplomação e posse acontece a partir das 15h30 no Plenário “Vereador Paulo Antônio da Cruz”, da Casa Legislativa, com a presença de vereadores, autoridades, familiares dos jovens vereadores e da população em geral.

A Câmara de Ceará-Mirim aderiu ao programa neste ano de 2018, na gestão de seu presidente Ronaldo Venâncio-PV, que criou o Parlamento Jovem por meio da Resolução 02/2018 do Poder Legislativo.

A ideia é apresentar aos adolescentes e jovens, o cotidiano do parlamentar e o papel do Legislativo na sociedade, colaborando na formação da consciência política dos participantes.

Pela Resolução, o Parlamento Jovem tem Legislatura com duração de um ano letivo.

A cerimônia de posse na próxima segunda-feira será semelhante à solenidade de posse dos parlamentares: os estudantes prestam o juramento ao povo e depois assinarão o termo de posse.

“Participar deste projeto tem sido de grande proveito. Estou aprendendo muitas coisas boas que antes não fazia ideia”, diz o jovem vereador Kaio Leandro da Silva.

“Estamos muito ansiosos, e esperamos que esse projeto nos ajude a exercer a nossa cidadania com mais eficácia, e que também traga um crescimento pessoal para todos nós”, acrescenta a jovem Thayná Cavalcanti.

A primeira atividade prática do Parlamento Jovem está prevista para logo em seguida a posse, que será a eleição para a escolha da Mesa Diretora: Presidente, Vice-presidente, 1º e 2º Secretários respectivamente.

Durante a Legislatura, os jovens vereadores, de acordo com o programa, poderão elaborar projetos que serão apresentados aos vereadores e poderão tramitar na Casa.

“Quero aqui dar minha saudação e boas vindas aos 15 jovens vereadores, bem como agradecer ao Centro Estadual de Educação que não mediu esforços para participar desse projeto”, declara o presidente da Câmara, vereador Ronaldo Venâncio.

Aos jovens vereadores, Ronaldo destaca a importância do despertar pelo entender da política, em especial a política municipal e o desenvolvimento da cidade.

“Que vocês possam ser agentes transformadores em suas comunidades, em seu estabelecimento de ensino”, disse.

O presidente Ronaldo também propõe, que os jovens vereadores continuem acompanhando as sessões plenárias da Casa, para que possam conhecer um pouco mais do que está sendo debatido no parlamento.

“A experiência desembarca no mundo pelos pés da juventude, e nesse sentido, estamos vendo esse Parlamento Jovem com muita esperança e cidadania”, destaca Francisco Ferreira, coordenador do programa.

A cerimônia de diplomação e posse do Parlamento Jovem, na tarde da próxima segunda-feira 10 de dezembro, terá transmissão ao vivo pela site da Câmara (www.cearamirim.rn.leg.br), pela 87,9 FM Comunitária, pelo Facebook e outras redes sociais.

CONFIRA OS 15 JOVENS VEREADORES

- Alessandra Gomes dos Santos

- Alison da Silva

- Ana Carolyna Rodrigues Freire

- Caio Víctor Medeiros de Araújo

- Ednaldo Costa de Souza Júnior

- Emerson Rodrigo Silva de Miranda

- Eronildo Vieira Cabral Júnior

- Jamily da Cruz Araújo de Lima

- Jônata Lima Américo

- Kaio Leandro da Silva

- Randerson Gabriel Silva

- Sabrina Melo da Silva

- Thayná Cavalcanti da Costa

- Vitória Raquel Martins de Melo

- Waleska Frankilina Ferreira Queiróz

Deus não se atrasa, a gente é que não sabe esperar!