PARLAMENTO JOVEM

por cmm — publicado 23/11/2018 15h32, última modificação 23/11/2018 15h32
JOVENS E ADOLESCENTES DO PROJETO “PARLAMENTO JOVEM” DA CÂMARA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM SÃO CONTEMPLADOS COM CURSOS DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Acompanhado do vereador Arnaldo Silvestre-PSD e de Francisco Ferreira coordenador do Projeto Parlamento Jovem, o presidente da Câmara Municipal de Ceará-Mirim, vereador Ronaldo Venâncio-PV, esteve na última quarta-feira 14/11 no Centro Estadual de Educação Profissional “Ruy Antunes Pereira” – CEEP.

O objetivo da visita foi fazer a entrega de bolsas de estudos aos 15 jovens eleitos para o Parlamento Jovem da Casa Legislativa, que passarão a realizar cursos de capacitação e qualificação profissional modalidade à distância.

Os cursos estão sendo possíveis graças a uma parceria firmada pelo presidente da Câmara, Ronaldo Venâncio, com a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte-FECAM/RN e o Instituto Tecnológico Brasileiro-ITB, plataforma de Educação à Distância.

A parceria contempla também vereadores, assessores e servidores da Casa Legislativa.

São mais de 170 cursos disponíveis pela parceria, entre eles, idiomas, libras, assistente de tesouraria, analista de recursos humanos, assistente administrativo, dentre outros essenciais ao serviço público, todos certificados pelo Ministério da Educação.

Os 15 jovens vereadores eleitos para o Parlamento Jovem já participaram de cursos de formação e de oficinas de processo legislativo, e nos últimos dias vêm se familiarizando com os procedimentos de trabalho do Poder Legislativo.

Durante a visita aos jovens vereadores eleitos, o presidente da Câmara, Ronaldo Venâncio destacou para os alunos a importância da qualificação profissional, bem como, o interesse deles pela política.

Ronaldo lembrou que o país vive um momento político difícil e que, o excesso de notícias e a forma como a mídia em geral trata os fatos políticos leva o cidadão médio a manifestar desânimo e até mesmo ojeriza à ação política.

“Mas a política, em si, nem é boa e nem ruim, é apenas uma ferramenta que, dependendo de quem a opera, poderá ter consequências positivas ou negativas. Mas vocês jovens, são o futuro da nossa nação, e porque não dizer do nosso município, por isso, todos nós parlamentares que compomos a Casa, estamos depositando total confiança em vocês e desejamos que realizem um importante trabalho em prol do nosso município, neste período enquanto estiverem no Parlamento Jovem”, disse o presidente Ronaldo Venâncio.

O Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Ceará-Mirim foi criado por meio da Resolução 02/2018 de autoria do vereador e presidente da Casa, Ronaldo Venâncio.

O Projeto objetiva proporcionar aos alunos das escolas públicas e privadas a vivência do processo democrático, estimulando a cidadania e trazendo de volta aos jovens o interesse pela política, mediante a participação em uma jornada parlamentar com diplomação, posse e exercício de mandato.

Deus não se atrasa, a gente é que não sabe esperar!