OS PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO

por cmm — publicado 11/04/2019 07h58, última modificação 11/04/2019 07h58
POR SOLICITAÇÃO DO VEREADOR JÁCIO PRAXEDES E ENTENDIMENTO COM OS DEMAIS PARLAMENTARES, TRANSPORTE, MERENDA ESCOLAR E OUTROS GRAVES PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO DE CEARÁ-MIRIM SERÃO TEMAS DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA 16 DE ABRIL NA CÂMARA DE VEREADORES

Durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Ceará-Mirim, realizada na tarde desta terça-feira 09/04, o vereador Jácio Praxedes-DEM apresentou Requerimento nº 092/2019, convocando a secretária de educação do município, Cleoneide Maciel da Silveira, para prestar esclarecimentos acerca das deficiências detectadas em diversos setores da educação, até então, sem soluções.

No entanto, como já existe na Casa um outro documento, de autoria do vereador Marcos Farias-PHS, aprovado em fevereiro passado, convidando a secretária Cleoneide a prestar esclarecimentos sobre a pasta, porém, sem resposta ou confirmação por parte da titular do posto educacional, por um amplo entendimento de todos os parlamentares, a convocação do vereador Jácio, transformou-se portanto, em audiência pública, que será realizada na próxima terça-feira 16/04, a partir das 15h30 no Plenário da Casa Legislativa.

Jácio, que solicitou o debate, com a presença da secretária, quer discutir os seguintes assuntos: deficiências no transporte e na merenda escolar, falta de profissionais como: cuidadores, auxiliar de sala de aula, além de professores em vários estabelecimentos da rede municipal de ensino.

O parlamentar afirma que o transporte escolar é uma necessidade incontestável, principalmente para os alunos da zona rural.

Jácio ressalta no entanto, que existem diversas dificuldades para a prestação de um serviço de qualidade, que na maioria das vezes é realizado por meio de veículos sem as devidas condições de segurança.

“Já foram vários requerimentos aprovados aqui nesta Casa cobrando soluções para os problemas da educação e não obtivemos sequer nenhuma resposta da secretária de educação. Já fui diversas vezes à secretaria e não consigo falar com a secretária pois, me informam que ela não está, que está em reunião ou reunião externa e não pode atender, e olha que foram mais de dez vezes”, relembra o vereador.

Para Jácio Praxedes, a discussão é de extrema importância, já que o transporte de qualidade é fundamental para que os jovens tenham acesso à educação, e assegurar o devido investimento nessa área é assegurar o direito à educação, que é dever do poder público.

“Eu não tenho nada contra a pessoa da secretária Cleoneide. Só quero que ela venha à esta Casa dizer ‘a situação é essa, não fiz isto porque estou tendo dificuldade’. Trata-se até de uma maneira dela explicar a população que a culpa não é dela. Então, a gente vai dar a oportunidade dela se explicar e dizer qual é o problema da educação”, finaliza o vereador Jácio Praxedes.

Deus fará sempre o melhor por você!