MÚSICA

por cmm — publicado 13/06/2018 21h18, última modificação 13/06/2018 21h18
PROJETO DO VEREADOR CARLOS RAMALHO INSTITUI A CRIAÇÃO DA ESCOLA DE MÚSICA DO MUNICÍPIO DE CEARÁ-MIRIM

A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporciona um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, especialmente em questões reflexivas para o pensamento filosófico.

Dentro dessa contextualização, a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Ceará-Mirim, aprovou nesta quinta-feira 07/06, parecer favorável ao Projeto de Lei nº 21/2018 de autoria do vereador Carlos Ramalho-PSD, que versa sobre a criação da Escola de Música do Município.

De acordo com o projeto, a criação da Escola de Música objetiva apoiar e fomentar a atividade musical, bem como, possibilitar o acesso da sociedade a formação musical, musicalizar crianças, jovens e adultos, além de formar músicos e preparar os alunos para executar com eficiência instrumentos musicais.

“Pode até ser que esse projeto não tenha importância para algumas pessoas que não gostam e nem vivem da música, mas para um grande número de crianças, jovens e até mesmo adultos que vivem a mercê de ter somente uma oportunidade, esse passo será histórico e sublime para uma terra de poetas, cantores, compositores e de uma gente que sabe cantar mesmo em meio a tantas dificuldades da vida”, destaca o vereador Carlos Ramalho.

Ainda de acordo com o projeto, a Escola de Música deverá oferecer cursos para alunos das redes de ensino e para a comunidade, bem como, oficinas teóricas e práticas para professores da rede pública.

A Escola, será parte da estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Educação, devendo o Poder Executivo consignar em seu orçamento, verbas destinadas para a garantia de suas atividades, bem como, destinar espaços físicos adequados ao seu funcionamento, seja em parceria ou através de convênios, objetivando proporcionar os meios necessários para a manutenção das atividades da Escola.

Vale salientar que, com base em pesquisas, as crianças que desenvolvem um trabalho com a música apresentam melhor desempenho na escola e na vida como um todo e, geralmente apresentam notas mais elevadas quanto à aptidão escolar.

O Projeto agora, tramita na Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara Municipal de Ceará-Mirim.

 

Jorge Moreira

Câmara Municipal de Ceará-Mirim

Assessoria de Comunicação Social

(84) 99139-7320 / 3274-3332 / 3274-4015 / 3274-4154

Jorgemoreira2008@hotmail.com

www.cearamirim.rn.leg.br