EMISSÃO DA NOVA CARTEIRA NACIONAL DE IDENTIDADE

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 04/06/2025 16h19, última modificação 04/06/2025 16h19
A CÂMARA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM DEU INÍCIO, NA ÚLTIMA SEGUNDA-FEIRA (02), À EMISSÃO DA NOVA CARTEIRA NACIONAL DE IDENTIDADE (CNI).

Os atendimentos ocorrem por ordem de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

Os documentos obrigatórios são:

- Certidão de Nascimento ou de Casamento (atualizada);
- CPF;
- Comprovante de residência.

Documentos opcionais:

- Título de Eleitor;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- Cartão Nacional do SUS;
- Fator RH (Tipo Sanguíneo);
- Laudo de Deficiência, se for o caso;
- CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
- Informação de alergias e medicamentos;
- Registro Profissional;
- Certificado Militar (Reservista, CDI).

Observações:

- Todos os documentos devem ser originais;
- Menores de 16 anos só podem emitir a CNI se acompanhado de um dos pais, avós paternos ou maternos, portando identificação e endereço.

Dúvidas sobre pagamento e emissão:

- O novo modelo nacional, até o momento, conta apenas com 1ª via, sendo gratuita a emissão.

- Quem tiver o documento, do modelo anterior, com menos de 10 anos de emissão, não precisa se apressar, já que ele continua válido até completar este período.

- A numeração agora é a do CPF, extinguindo a numeração atribuída por cada estado à identidade.

Para maiores informações e orientações, procure a sede da Câmara Municipal de Ceará-Mirim.