EDUCAÇÃO: O CAOS CONTINUA

por cmm — publicado 08/03/2018 07h55, última modificação 08/03/2018 07h55
VEREADORES PROPÕEM AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER SITUAÇÃO DE CAOS NA EDUCAÇÃO

Falta de material de expediente, salas de aula inadequadas sem condicionadores de ar, falta merenda quase que frequentemente, estudantes sem fardamento adequado, transporte escolar que vive quebrando.

Estes são apenas alguns dos problemas enfrentados pela educação do município de Ceará-Mirim, onde o prefeito Marconi Barreto-PHS, convocou apenas alguns profissionais aprovados no último concurso público, número insuficiente para suprir o déficit dos trabalhadores em educação.

Diante de tal situação, os vereadores Jácio Praxedes-DEM, Ângela Aquino-PTC, Marcílio Júnior-PSB e Renata Martins-PTC, apresentaram requerimento, de autoria coletiva, na tarde desta terça-feira 06/03, durante sessão ordinária da Casa Legislativa, para que a Mesa Diretora da Câmara, agende uma audiência pública para debater a situação de caos em que se encontra a Educação do município de Ceará-Mirim.

Outro fato preocupante, inclusive já denunciado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública-SINTE/RN Regional de Ceará-Mirim, é que, trabalhadores da limpeza não recebem insalubridade e trabalham sem material adequado.

Além do mais, o prefeito quer aumentar a jornada de trabalho em mais duas horas. Os salários são baixos, os trabalhadores que moram distantes não recebem auxílio-transporte e os servidores não possuem Plano de Carreira.

Ressaltando que é atribuição da Câmara de Vereadores representar o interesse público dos cidadãos, os parlamentares supramencionados pedem no requerimento nº 17/2018 que a presidência da Casa determine uma data para realização da audiência pública destinada a debater o caos na educação do município, convidando para participar do evento, o prefeito do município, a secretária municipal de educação, representantes dos conselhos de educação e do Fundeb, gestores das escolas, professores, alunos, pais de alunos, entre outras autoridades em educação.