EDUCAÇÃO: ENCAMINHAMENTOS
A Câmara Municipal de Ceará-Mirim realizou no último dia 22/03 uma audiência pública com o objetivo de discutir melhorias e defender os direitos de crianças, adolescentes e jovens à uma educação de qualidade, sem restringir os direitos conquistados pelos professores, além do caos total em que se encontra a educação do município.
Pela gravidade da situação, a propositura da audiência foi em caráter de urgência, e de autoria coletiva dos vereadores: Jácio Praxedes-DEM, Ângela Aquino-PTC, Márcílio Júnior-PSB e Renata Martins-PTC.
Agora, a Casa Legislativa, aprovou Indicação, de autoria coletiva dos quatro edis supramencionados, solicitando do prefeito Marconi Barreto-PHS, bem como da secretária de educação do município, Cleoneide Silveira o atendimento aos encaminhamentos frutos das discussões na audiência pública.
A cobrança dos quatro parlamentares se justifica, dentro da contextualização impressionante sobre o quanto a atual administração municipal tem tratado com desprezo a educação em Ceará-Mirim.
As escolas convivem com problemas ambientais, pedagógicos, estruturais que têm deixado o trabalho de professores e educadores cada vez mais fragilizado.
A Indicação nº 180/2018, entrou em pauta e foi aprovada durante a sessão ordinária desta terça-feira 03/04 do Parlamento Municipal, e cobra do Poder Executivo o atendimento aos seguintes encaminhamentos:
- Convocação de servidores concursados, em especial ASG e Merendeiros devido ao número insuficiente destes profissionais na maioria das escolas.
- Ajuda de custo transporte.
- Jornada de trabalho de seis horas.
- Climatização das salas de aula.
- Regularização do Transporte Escolar.
- Excesso de suplementação nas escolas.
- Programa Municipal de Recursos Próprios na área da educação.
- Planejamento estratégico.
- Reconstrução de escolas.
- Colocar em ação o Plano Municipal de Educação, com gestão escolar democrática.
- Conclusão das obras das creches em construção.
- Mobilização da categoria em busca dos direitos.
- Evitar a falta de merenda nas escolas.
- SINTE e Categoria desenvolver ações como “Amigo da Escola”.
- Secretaria de Educação Básica: identificar os pontos mais críticos para ações imediatas.
- E por fim, conserto de ônibus dos estudantes, os chamados “amarelinhos”.
Jorge Moreira
Câmara Municipal de Ceará-Mirim
Assessoria de Comunicação Social
(84) 99139-7320 / 3274-3332 / 3274-4015 / 3274-4154