DIA MUNDIAL DA VOZ

por cmm — publicado 23/04/2017 19h45, última modificação 23/04/2017 19h45
DIA MUNDIAL DA VOZ TEM AUDIÊNCIA NA CÂMARA
Abordagem sobre o tema ficou marcada pelos relatos de superação dos pacientes que conseguiram vencer o câncer
Em audiência pública, na Câmara Municipal de Ceará-Mirim, na quinta-feira (20), para celebrar o Dia Mundial da Voz, lembrado em 16 de abril, o câncer de laringe provocado por fatores que muita gente desconhece foi amplamente discutido.
Os dados apresentados na palestra da Dra. Maria Alice Rodrigues Cavalcante, fonoaudióloga da Liga Norte Riograndese de Combate ao Câncer, contribuíram para o debater sobre a importância dos cuidados que se deve ter com a Voz Humana e do diagnóstico precoce do câncer de laringe. A abordagem falou de situações de risco, sintomas e tratamento, dentre outros pontos questionados pelos vereadores e pessoas que estavam na galeria e interagiram com a palestrante.
"Quando resolvemos criar o coral "A Voz do Amor", tínhamos a pretensão de proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes, mas ao longo do tempo estamos conquistando outro propósito, que é o de transpor a barreira da desinformação, ao dissiminarmos um conteúdo que deve ser de interesse de todos", destacou Dra. Alice Cavalnte coordenadora do projeto.
O coral que fez uma apresentação suntuosa, foi criado em 2015, pelo setor de fonoaudiologia da Liga Norte Riograndense de Combate ao Câncer em parceria com a UFRN, por meio de um projeto de extensão do curso de graduação de fonoaudiologia, envolvendo pacientes, familiares, profissionais, professores, alunos e voluntários.
Relato: O senhor Serafim seresteiro que cantava na noite, disse que era fumante, deixou de trabalhar em razão da doença e depois que fez a cirurgia, há quinze anos, ficou no anonimato, mas a participação no coral deu um novo sentido a sua vida.
De acordo com Dra. Alice, o Rio Grande do Norte é o único Estado do país, que doa a laringe eletrônica através do Centro de Reabilitação Infantil - CRI, depois de uma iniviativa dela para conquistar o direito que ajuda na comunicação do paciente, já o aparelho vocal que tem o mesmo objetivo, está na tabela do SUS, mas com o valor defasado e ainda precisa ser comprado.
Na ocasião, após a apresentação do coral que cantou clássicos como a música Asa Branca, o primeiro secretário, vereador Marcos Farias (PHS), convidou a fonoaudióloga e A Voz do Amor para participar de um evento cultural a ser realizado no próximo dia 14 de maio, em frente a Câmara Municipal, para que a população cearamirinense possa conhecer melhor o trabalho.
Para o propositor da audiência, o presidente do Legislativo Municipal, vereador Ronaldo Venâncio (PV), debates que tratam de assuntos relacionados a saúde, são extremamente relevantes pelo conteúdo discutido e pelo interesse que desperta na população. "Gostaria de parabenizar a fonoaudióloga Alice pela sua coragem e contribuição na reabilitação desses pacientes e de agradecer por ela dissiminar informações que objetivam conscientizar a sociedade sobre a necessidade dos cuidados que se deve ter com voz", ressaltou o presidente.
Jhancy Richelm (99159-1430)