DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

por cmm — publicado 30/05/2019 07h37, última modificação 30/05/2019 07h37
PROPOSTA PELO VEREADOR JOÃO DOS ÔNIBUS, CÂMARA DE CEARÁ-MIRIM REALIZOU AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER AGRICULTURA FAMILIAR E SEGURANÇA ALIMENTAR

Na manhã da última quarta-feira 22/05, a Câmara Municipal de Ceará-Mirim realizou uma audiência pública para discutir o tema “Agricultura Familiar – Estratégia para o Desenvolvimento de Ceará-Mirim”, focado em desafios para inovação e sustentabilidade.

De iniciativa do vereador João dos Ônibus-PHS, o evento contou com a presença de autoridades, pesquisadores do assunto, agricultores familiares, estudantes, representantes de associações e membros da sociedade civil organizada.

A mesa de debates foi composta pelos seguintes participantes: Francisco Flávio da Silva (secretário de agricultura do município), Alexandre de Medeiros (secretário-adjunto de agricultura do Estado), Boris Pinheiro Minora (superintendente da CONAB), Lucenilson Ângelo (secretário adjunto de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar), Ronaldo Venâncio (presidente do Poder Legislativo Municipal), além de representantes de outros órgãos, instituições, associações e movimentos que lidam diretamente com a agricultura familiar, bem como o prefeito Marconi Barreto, que também veio prestigiar o evento.

O vereador João dos Ônibus justificou a realização da audiência pública, lembrando a importância do tema. Segundo ele, o evento teve como principal objetivo buscar soluções para que a agricultura familiar desenvolvida no município possa encontrar novos rumos e novos caminhos, que promovam verdadeiramente a geração de emprego e renda para as famílias do campo.

O público presente teve a oportunidade de fazer questionamentos e participar ativamente do debate.

Diferentes pessoas, entre elas os próprios agricultores familiares aproveitaram o espaço para falar sobre dificuldades enfrentadas e cobrar posicionamentos do poder público.

Ao final do debate, mais de 20 encaminhamentos foram apresentados, que posteriormente serão transformados em Indicações, Requerimentos ou Projetos, direcionados aos órgãos competentes, cobrando mais atenção para a zona rural, especialmente a agricultura familiar.

Entre os 21 encaminhamentos apresentados estão:

- Regularização do selo de legalidade e qualidade, para que sejam comercializados pelos agricultores outros produtos, como frutas e aves.

- Mais recursos para a agricultura visando aproveitar o sol fértil da região.

- Retorno da feirinha de produtos orgânicos no Largo da Estação Cultural.

- Implantação de uma Central de Comercialização em Ceará-Mirim.

- Audiência Pública para reabrir as discussões acerca das terras da Companhia Açucareira Vale do Ceará-Mirim, onde acampam cerca de 500 famílias.

- Organização de cooperativas visando comercialização da produção da agricultura familiar.

- Micro Crédito através de agências de fomento ao pequeno produtor.

Deus fará sempre o melhor por você!