CONSCIÊNCIA NEGRA

por cmm — publicado 12/12/2018 17h08, última modificação 12/12/2018 17h08
PROJETO DE LEI DO VEREADOR E PRESIDENTE DA CÂMARA, RONALDO VENÂNCIO, INSTITUI O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO MUNICÍPIO DE CEARÁ-MIRIM

A Câmara Municipal de Ceará-Mirim, está analisando Projeto de Lei nº 72/2018, de autoria do vereador e presidente da Casa, Ronaldo Venâncio-PV, que institui no âmbito do município, o Dia da Consciência Negra.

O texto foi lido durante o expediente da sessão ordinária da Casa na última terça-feira 04/12 e depois encaminhado para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.

De acordo com a proposta, o Dia Municipal da Consciência Negra passará a ser comemorado anualmente no dia 20 de novembro, com a data sendo incluída no Calendário Oficial de Eventos do município.

A data, será comemorada nos estabelecimentos da rede municipal de ensino público com atividades destinadas a resgatar a importância social, histórica e cultural do negro na formação do Brasil contemporâneo, bem como, a situação socioeconômica da população negra, e no combate ao racismo e a outras formas de discriminação.

“Nosso projeto tem a proposta de levar a cultura brasileira às escolas municipais e fazer um trabalho de conscientização e reflexão sobre o racismo e garantir a igualdade de todas as raças. Se soubermos trabalhar bem isso em nosso município, poderemos criar algo de interesse até mesmo turístico, atraindo visitantes para conhecer nossas atividades culturais”, explica o presidente Ronaldo Venâncio.

Ainda segundo Ronaldo, esse será mais um instrumento de luta contra o preconceito e de valorização da história e da cultura afro-brasileira.

Para o edil, é preciso se discutir essa realidade que parte da sociedade prefere ignorar.

É importante lembrar que, atualmente, o 20 de novembro já é considerado o “Dia Nacional da Consciência Negra” por força da Lei nº 10.639/03, em referência a data em que Zumbi dos Palmares, principal símbolo da resistência negra à escravidão, foi assassinado em 1695.

Deus não se atrasa, a gente é que não sabe esperar!