CIDADANIA E EDUCAÇÃO

por cmm — publicado 25/09/2018 07h38, última modificação 25/09/2018 07h38
CÂMARA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM ELEGE O SEU PRIMEIRO PARLAMENTO JOVEM

Conhecimento e cidadania nunca estiveram tão articulados como atualmente.

E a Câmara Municipal de Ceará-Mirim sabe que preparar os jovens para o exercício da cidadania é um dos objetivos do processo educativo.

Criado por meio da Resolução 02/2018 de iniciativa do vereador e presidente da Casa Legislativa, Ronaldo Venâncio-PV, o “Parlamento Jovem” é um projeto da Câmara Municipal de Ceará-Mirim que busca contribuir para o desenvolvimento do conhecimento sobre como se organiza a democracia representativa, assim como, a importância da participação do jovem estudante e do controle social.

“É uma oportunidade para que os jovens estudantes compreendam, na prática, qual é o papel do Poder Legislativo, em especial da Câmara de Ceará-Mirim”, explica o presidente Ronaldo Venâncio.

Além disso, o Parlamento Jovem vai proporcionar aos alunos das escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, estimulando a cidadania e trazendo de volta aos jovens o interesse pela política, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara de vereadores, como “Jovem Vereador”, com diplomação e exercício de mandato.

ELEIÇÃO PARA ESCOLHA

Nesta segunda-feira 17/09 no horário compreendido entre 14h e 17h foi realizado o processo eleitoral para eleger os primeiros 15 Jovens Vereadores no Centro de Educação Profissional “Ruy Antunes Pereira” – CEEP tendo sido o primeiro estabelecimento de ensino a eleger o primeiro Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Ceará-Mirim.

O processo foi dirigido pelos coordenadores do projeto, Francisco Ferreira e Wendel Germano, com participação e fiscalização de Elisangela Rodrigues, diretora da Câmara Municipal e representantes da direção e do Grêmio Estudantil do CEEP.

PRÓXIMOS PASSOS

De acordo com Francisco Ferreira, coordenador do projeto, após a escolha dos Jovens Parlamentares os próximos passos dos eleitos são: acolhida na Câmara para assistirem à duas sessões ordinárias; curso de formação de Jovem Vereador e diplomação e posse.

O Parlamento Jovem também tem o objetivo e formar e capacitar a juventude para a construção de competência analítica sobre o Poder Legislativo, com temas atuais em debate pela sociedade local, regional e nacional.

De acordo com a Resolução 02/2018, o mandato dos Jovens Vereadores tem duração de um ano, iniciando com a posse e eleição da Mesa Diretora, na primeira sessão solene que será acordada com o Legislativo, e posteriormente divulgada a data.

CONFIRA A RELAÇÃO DOS ELEITOS COM DESTAQUE PARA OS QUATRO PRIMEIROS MAIS BEM COLOCADOS

- Kaio Leandro: 41 votos

- Ana Carolyna: 17 votos

- Sabrina Melo: 14 votos (empatada)