AUDIÊNCIA PÚBLICA

por Marcilio Bartolomeu Silva e Souza publicado 14/04/2025 17h30, última modificação 15/04/2025 13h36
CÂMARA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2025

Na manhã desta segunda-feira, 14 de abril, a Câmara Municipal de Ceará-Mirim promoveu uma importante audiência pública, dedicada à Campanha da Fraternidade 2025, que neste ano traz como tema "Fraternidade e Ecologia Integral" e o lema “Deus viu que tudo era muito bom”. A iniciativa buscou promover o diálogo entre Igreja, sociedade civil e poder público acerca da urgente necessidade de uma nova consciência ecológica, em sintonia com os princípios da fé cristã e da cidadania.

O evento reuniu representantes da Arquidiocese de Natal, autoridades municipais, membros do Legislativo e Executivo, além de lideranças religiosas e sociais. Estiveram presentes o Vigário Episcopal para as Instituições Sociais e coordenador de campanhas da Arquidiocese de Natal, Monsenhor Robério Camilo; o pároco da Paróquia Santuário de Nossa Senhora da Conceição, Pe. José Neto; o secretário municipal de Meio Ambiente, José Roberto Rolim; o diretor do IFRN - Campus Ceará-Mirim, Luiz Paulo de Souza Medeiros; além dos vereadores Marcos Farias, Bruno César, Climério Silva, Professora Erineide e Sueli Coutinho. Representando o Poder Executivo, esteve presente a vice-prefeita, Professora Margareth.

A audiência foi proposta pelo presidente da Câmara, vereador Marcone Barbosa, que ressaltou a importância do tema e o papel do Poder Legislativo na promoção de ações que estimulem a preservação ambiental e a responsabilidade social. Em sua fala, destacou o desafio coletivo de fomentar uma nova consciência ambiental que una fé, ética e compromisso com as futuras gerações.

Durante sua intervenção, Monsenhor Robério Camilo enfatizou que a Campanha da Fraternidade é um apelo à conversão pessoal e social, reforçando que o cuidado com a criação é parte essencial da vivência da fé cristã. A proposta da ecologia integral, inspirada na encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, convida todos os setores da sociedade a assumirem uma postura ativa frente à crise ambiental e às desigualdades que ela agrava.

A audiência pública também contou com a presença de membros de organizações não governamentais, pastorais, movimentos católicos e representantes da comunidade, todos unidos em torno do compromisso comum de proteger a vida em todas as suas formas. Na ocasião, também foram propostas a realização de duas audiências públicas: uma sobre a destinação dos resíduos sólidos e outra sobre a preservação dos recursos hídricos no nosso município, além de um seminário para tratar dos temas debatidos, como encaminhamentos desta audiência de hoje.

Para mais informações, acesse: www.cearamirim.rn.leg.br