por cmm — publicado 20/11/2019 17h23, última modificação 20/11/2019 17h23
CÂMARA DE CEARÁ-MIRIM VAI DEBATER ESTRATÉGIAS DE COMBATE À DEPRESSÃO E AO SUICÍDIO

A Câmara Municipal de Ceará-Mirim realiza nesta quinta-feira 21/11 uma audiência pública para debater estratégias de prevenção à depressão e combate ao suicídio.

A intenção é promover uma ampla discussão acerca das estratégias e ações que devem ser desenvolvidas pelo Poder Público Municipal no que se refere à abordagem deste tema.

O debate será realizado no Plenário do Parlamento Municipal a partir das 14h30.

A ação é fruto de um Requerimento aprovado pela Casa Legislativa, de autoria do vereador Marcos Farias-PHS.

Como expositores para debater o tema, está confirmada a presença do Pastor Rubens de Medeiros Xavier e Analine do Espírito Santo Nascimento Nunes.

NÚMEROS

Atualmente no Brasil, o suicídio é a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 20 anos de idade, e a sétima, na faixa etária de 10 a 14 anos.

“Diante desses números alarmantes, o parlamento cearamirinense não poderia se furtar a realizar este debate. Aqui mesmo no Rio Grande do Norte, a cada dia que passa, vemos registros de casos de suicídio, e o Poder Público precisa atuar no sentido de prevenção, de forma a combater as principais causas”, pontuou o vereador Marcos Farias, autor da proposta do debate.

A audiência, também fará alusão, em tempo, ao “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio.

Conforme dados do Ministério da Saúde, o suicídio é um problema de saúde pública que mata, pelo menos, um brasileiro a cada 45 minutos, mais do que a Aids e vários tipos de câncer.

Porém, pode ser prevenido em nove de cada dez casos.

O movimento “Setembro Amarelo”, mês mundial de prevenção ao suicídio, foi iniciado no ano de 2015, visando sensibilizar e conscientizar a população sobre a problemática.

Também estão sendo convidados para participar do debate, órgãos públicos, instituições, gestores escolares, secretarias municipais, representantes da sociedade civil organizada e a comunidade em geral.

Deus não se atrasa, a gente é que não sabe esperar!