ÁGUA NO CENTRO DO DEBATE

por cmm — publicado 26/02/2019 09h42, última modificação 26/02/2019 09h42
VEREADOR NEQUINHO PEDE DESSALINIZADORES DE ÁGUA PARA POÇOS TUBULARES EM CEARÁ-MIRIM

A péssima qualidade das águas de poços fornecidas à populações de algumas comunidades das zonas urbana e rural de Ceará-Mirim, tem deixado os cearamirinenses preocupados.

Reclamações constantes acontecem diariamente por parte de moradores do bairro Planalto e da comunidade rural Santa Paula.

Preocupado com esta situação, que tem gerado conflitos entre a população prejudicada e o Serviço Autônomo de Água e Esgotos-SAAE, o vereador Manoel Vieira dos Santos – Nequinho, sugere uma solução para o problema.

Ele protocolou e aprovou Indicação nº 103/2019 no Plenário da Câmara de Vereadores, solicitando da Prefeitura de Ceará-Mirim, por meio do SAAE, a instalação de dessalinizadores nos poços tubulares que abastecem comunidades urbana e rural, assim como, o tratamento adequado da água que chega às residências.

Como o problema continua e a preocupação aumenta, o vereador justifica o seu pedido.

“Com a instalação dos dessalinizadores nos poços, a água torna-se adequada para o consumo humano, ajudando assim as pessoas que não têm condições de comprar água mineral todos os dias para beber”, frisa o vereador.

COMO É FEITA A DESSALINIZAÇÃO

Dessalinização é o processo físico-químico que retira os sais e outros minerais da água.

Os dessalinizadores utilizam uma tecnologia chamada Osmose Reversa, considerada a mais eficaz para tratar a água salobra e torna-la potável.

A Osmose reversa utiliza membranas sintéticas semipermeáveis que permitem realizar uma espécie de filtragem.

Bombas de alta pressão forçam a água salgada através de membranas. Com isso, é feita a separação entre a água concentrada de sais e a água potável.

Após passar pelo dessalinizador a água se torna potável, ou seja, própria para o consumo humano.

Para o vereador Nequinho, o sistema de dessalinização torna-se uma iniciativa fundamental para garantir água de qualidade, própria para o consumo humano.

OUTRA INDICAÇÃO DO PARLAMENTAR

104/2019: Solicita poda de árvores no entorno do cemitério Santa Águeda, bem como, a limpeza e retirada de entulhos do Largo São Vicente de Paulo.

Deus fará sempre o melhor por você!