OTIMIZANDO AÇÕES SANITÁRIAS

por cmm — publicado 20/12/2018 18h42, última modificação 20/12/2018 18h42
VEREADOR MARCOS FARIAS APRESENTA PROJETO DE LEI QUE CRIA O CARTÃO DE VACINAÇÃO ELETRÔNICO

Um Projeto de Lei que está tramitando na Câmara Municipal de Ceará-Mirim, pretende criar o Cartão de Vacinação Eletrônico.

A proposta é de autoria do vereador Marcos Farias-PHS, primeiro secretário da Casa, e poderá trazer muitos benefícios aos cidadãos.

A matéria, já recebeu parecer favorável das Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final, e de Saúde. Durante sessão ordinária da Câmara na última terça-feira 11/12 o Projeto 66/2018 recebeu aprovação em primeira discussão e votação.

De acordo com o texto em tramitação, com o Cartão de Vacinação Eletrônico será possível acompanhar pela internet quais doses foram tomadas e garantir uma maior efetividade no controle de imunização.

Os dados referentes à vacinação devem ser salvos em um banco de dados com acesso à todas as unidades de saúde do município, bem como para a população.

Marcos Farias explica que a medida pode facilitar a vida do cidadão, que muitas vezes perde o cartão convencional e acaba deixando de se imunizar ou tomando a mesma dose por várias vezes.

“Temos acompanhado a rápida evolução das tecnologias da informação e acreditamos que esse projeto será muito importante para aperfeiçoar os serviços prestados à população cearamirinense”, ressalta o parlamentar.

Ainda de acordo com a proposta, a informatização dos cartões também pode ajudar a reduzir gastos com vacinação sem necessidade, e caberá à Secretaria Municipal de Saúde, a responsabilidade pela criação da infraestrutura necessária para a informatização do sistema de vacinação, bem como, a criação do banco de dados para o armazenamento das informações.

Ainda segundo o vereador Marcos Farias, em sua justificativa, o principal objetivo do Cartão Digital de Vacinação é otimizar ações sanitárias, conscientizando a população e racionalizando a compra de vacinas, bem como, utilizar as informações do Cartão para planejar campanhas de vacinação, conscientização e aquisição das doses.

Deus não se atrasa, a gente é que não sabe esperar!