DIREITO DOS IDOSOS

por cmm — publicado 23/05/2019 09h28, última modificação 23/05/2019 09h28
VEREADOR E PRESIDENTE DA CÂMARA, RONALDO VENÂNCIO, SOLICITA INSTRUTOR PARA ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE

Andando pelo município de Ceará-Mirim, é possível perceber que em algumas praças contenham diversos equipamentos de cores vibrantes, feitos de tubo de metal.

O que são eles? São as chamadas Academias da Terceira Idade-ATIs.

Essas academias são um projeto da Prefeitura, iniciado na gestão do então prefeito Antônio Peixoto, que com a função de garantir a saúde e o bem-estar, resolveu criar lugares para os idosos se exercitarem, sem qualquer onerosidade, tendo em vista o alto custo cobrado pelas academias em geral.

Além disso, a ideia de criação destas academias tem como finalidade o fato de que a longo prazo elas gerariam um benefício tanto para os idosos quanto para a prefeitura: ao se exercitarem, a terceira idade precisaria menos de atendimentos médicos, o que reduziria o gasto da prefeitura na área de saúde.

A princípio, tais academias foram recebidas como animação, tendo a prefeitura recebido diversos elogios pela iniciativa.

Entretanto, apesar da primeira impressão ser excelente, cabe-nos ressaltar os problemas existentes.

O primeiro deles diz respeito ao fato de que tais academias contariam com a presença de profissionais adequados, da área de educação física e de saúde.

Pelos menos é essa a reclamação que tem chegado ao gabinete do vereador e presidente da Câmara, Ronaldo Venâncio-PV.

Por causa disso, o presidente da Casa Legislativa, aprovou Indicação nº 502/2019, solicitando à Prefeitura de Ceará-Mirim a presença de um instrutor na ATI instalada na Praça dos Idosos, no Conjunto Luiz Lopes Varela, de onde partiram as primeiras reclamações.

O fato preocupa o presidente Ronaldo Venâncio, porque este primeiro problema, acaba por gerar um segundo, ainda mais grave: pela falta de supervisionamento, idosos e até mesmo crianças se exercitam sem ao menos saber qual parte do corpo está sendo trabalhada, e, pior ainda, se está sendo trabalhada de maneira correta.

“Desta forma, a ideia inicial de diminuição dos gastos da prefeitura com a saúde a longo prazo, poderá ser destruída”, questiona o presidente Ronaldo Venâncio.

OUTRAS INDICAÇÕES DO MANDATO DO VEREADOR RONALDO VENÂNCIO

INDICAÇÃO Nº 503/2019 – Solicitando limpeza e manutenção da área de lazer e em toda a extensão da Praça Cidade de Vagos no Conjunto Luiz Lopes Varela.

INDICAÇÃO Nº 504/2019 – Solicita capinação no acostamento da RN-064 sentido Ceará-Mirim/Distrito de Tamanduá e no trecho Ceará-Mirim ao Assentamento Carlos Marigella.

INDICAÇÃO Nº 505/2019 – Solicita do DER/RN o recapeamento asfáltico da RN-064 no trecho que corta o município de Ceará-Mirim.

INDICAÇÃO Nº 506/2019 – Solicita a Prefeitura de Ceará-Mirim a construção de duas lombadas no cruzamento das ruas Bela Vista e Manoel Pinto, localizadas no bairro Bela Vista.

INDICAÇÃO Nº 507/2019 – Solicita pavimentação das ruas do Feitor e da Senzala, ambas localizadas no bairro Novo Horizonte.

Deus fará sempre o melhor por você!