ATUAÇÃO PARLAMENTAR

por cmm — publicado 15/03/2017 20h20, última modificação 15/03/2017 20h30
VEREADORES JÁCIO LUIZ-DEM E THIAGO COUTINHO-PR SOLICITAM CRIAÇÃO DO GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA

A Câmara Municipal de Ceará-Mirim, aprovou nesta terça-feira 14/03, por unanimidade, Indicação Coletiva, de autoria dos vereadores Jácio Luiz-DEM e Thiago Coutinho-PR, que solicita do prefeito Marconi Barreto, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social e de Cidadania, a criação do Gabinete de Gestão Integrada-GGI.

De acordo com os parlamentares, o objetivo é integrar sistematicamente os órgãos e instituições federais, estaduais e municipais, priorizando o planejamento e a execução das ações integradas de prevenção, bem como de enfrentamento da violência e da criminalidade.

Para os edis Jácio e Thiago, as instituições precisam de sistemas integrados e inteligentes focalizadas diretamente na melhoria dos serviços prestados à sociedade.

“Não há possibilidade de construir um sistema de segurança pública eficiente sem o compartilhamento de conhecimento e a cooperação entre as instituições”, diz um trecho da indicação dos edis.

Os GGIs são espaços que congregam instituições heterogêneas em torno de um só objetivo: o bem da sociedade.

Os parlamentares esperam que o prefeito se sensibilize quanto a criação do GGI, uma vez que, enquanto o Gabinete de Gestão não for instalado, o município poderá ficar impedido de acessar recursos disponíveis no Ministério da Justiça, para investimentos como por exemplo, na Guarda Municipal.

Vale lembrar, que a criação de Gabinetes de Gestão Integrada Municipal-GGI/M, é estimulada pelo próprio Ministério da Justiça, porque potencializa a integração das instituições de segurança pública nas três esferas de governo e incentiva a participação das diferentes forças de segurança: Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, além de agregar outros canais de informações, e ainda promover a participação da sociedade, objetivando o desenvolvimento de planos, programas e ações conjuntas voltadas para a prevenção dos direitos e para  a repressão a criminalidade.

Jorge Moreira – (84) 99139-7320